Tecnologia no PDV: conheça 3 exemplos de tecnologia 2 6653

homem e mulher utilizando tecnologia na loja

Usar tecnologia no PDV é uma estratégia para a sua empresa obter melhores resultados. Propor e investir em inovações no ponto de vendas é uma boa ideia para chamar a atenção da clientela, tornar o seu espaço mais atrativo, atrair mais tráfego para a loja e, consequentemente, fechar mais negócios.

Hoje, quando o consumidor entra em uma loja, ele não está em busca apenas de produtos. A experiência de compra e a maneira como ele interage com o negócio são pontos fundamentais que vão influenciá-lo na decisão de compra. Isso significa que mesmo que alguém não adquira um bem na sua primeira visita a uma loja, uma experiência positiva pode fazer com que essa pessoa volte.

Se um pouco mais da metade dos consumidores não converte logo de cara, não devemos desprezar essa fatia do mercado. Usando recursos como a tecnologia, é possível transformar e enriquecer suas experiências para que eles se surpreendam e se emocionem com o que viram ali.

Há muito o que se fazer para impressionar o shopper. Confira algumas das inovações possíveis ao se usar tecnologia no PDV e inspire-se!

1. Projeções holográficas interativas

Que tal ter a oportunidade de interagir com o garoto-propaganda de uma marca e obter informações que realmente fazem a diferença na decisão de compra? Essa é uma das maneiras mais inusitadas de impressionar o cliente em potencial e fazer com que a experiência que ele tem em loja seja muito mais significativa.

Para lidar com esse desafio — o de trazer um novo significado à forma como o consumidor interage com o produto — a Alice Wonders utilizou uma projeção holográfica interativa e criou uma versão do dentista de Sensodyne que atendia às principais questões do público em loja.

Pressionando um de três botões, era possível que o cliente obtivesse ali informações sobre dentes sensíveis, como: que fazer para mitigar o problema, como a tecnologia de um produto especializado poderia ajudar e quais são as causas desse mal. O fato de poder interagir com uma figura de autoridade, capaz de transmitir claramente os pontos positivos do produto e criar um laço emocional com o consumidor, fez com que essa tecnologia no PDV trouxesse resultados impressionantes para a marca.

Todos os locais nos quais foi instalada a projeção holográfica interativa de Sensodyne conquistou um aumento significativo nas vendas. Três vezes mais consumidores levaram para casa o produto e foram surpreendidos pela experiência que obtiveram em loja. Já pensou experimentar resultados semelhantes?

O ponto aqui é que a tecnologia foi utilizada para surpreender o comprador em potencial. E em vez de tratar-se de uma mera forma de atrair sua atenção foi empregada para conquistá-lo e convencê-lo dos benefícios reais do produto. É preciso pensar soluções assim, que criam uma história e empregam o design mais eficiente para gerar conversões.

2. Realidade virtual e óculos 3D

Que tal visitar um evento de grande porte sem necessariamente precisar viajar? A ideia de transportar o seu cliente para aquele lugar onde ele mais queria estar, vendo toda a ação acontecer, sem precisar de mais do que a tecnologia para fazer isso lhe atrai? Pois foi assim que a Volkswagen levou centenas de consumidores para o seu stand no salão do automóvel, com uma mistura de Google Street View e realidade virtual.

Seu ponto de venda interativo permitia que o usuário fosse até Detroit ver o maior stand do evento e conhecer todas as novidades que a marca propiciava aos seus consumidores. Com um óculos 3D ou navegando por um mapa virtual, era possível ficar por dentro dos acontecimentos e ter uma experiência imersiva no salão.

3. Interação via sensores

Aplicar tecnologia no PDV significa que precisamos pensar em como proporcionar para o cliente não apenas uma experiência marcante, mas uma forma de diferenciar os produtos que estamos tentando vender.

Com computadores, esse é um desafio em particular, já que muitos dos consumidores não sabem exatamente como escolher a máquina que melhor atende e acabam adquirindo produtos além ou aquém do esperado, levando em consideração fatores facilmente compreensíveis como preço e capacidade de processamento.

Para que o consumidor pudesse entender por que um computador Acer era a melhor escolha, a criação de uma pop up store na qual não era preciso interagir diretamente com os PCs foi um grande sucesso. Utilizando sensores capazes de captar o movimento, foi dada a oportunidade aos clientes de operar laptops e computadores sem jamais tocar neles.

A ideia, meio futurista e muito diferente do que estamos acostumados a ver por aí, transformou-se em uma brincadeira interessante e uma experiência rica para o consumidores em potencial. Nela, eles puderam entender melhor quais características buscar em um computador e qual o equipamento mais preparado para atendê-las.

No passado, utilizar a tecnologia no PDV era uma tarefa muito difícil. Investir nessas ações podia criar campanhas muito onerosas para as marcas e difíceis de se reproduzir em tantas lojas — sendo necessário obter resultados significativos e não apenas um case bacana. Atualmente, porém, é muito mais barato adquirir o equipamento que uma boa interação no ponto de vendas demanda, podendo trazer retornos bastante rápidos.

Quando experimentamos interações tecnológicas inusitadas, nos sentimos no futuro e temos a oportunidade de ver na prática os benefícios que uma marca está tentando vender. Converter é, portanto, mais fácil e atrair consumidores que em outros momentos não parariam no seu ponto de vendas também. Criar impressões significativas e duradouras, que podem se refletir em fidelização e lucro a longo prazo, é outra das consequências de começar a pensar na introdução de tecnologia no PDV.

Divulgar um produto com auxílio da tecnologia traz também outras vantagens. Quem visita a sua loja está mais propenso a fazer um comentário nas redes sociais ou compartilhar uma ação que lhe pega de surpresa. E essa promoção gratuita atrelada à influência do comprador que divulga um ponto de vendas curioso torna o custo da tecnologia no PDV um investimento.

A tecnologia no PDV pode colocar o seu espaço em uma posição de destaque e ajudá-lo a chegar em melhores resultados. Gostou do que viu aqui? Compartilhe conosco a sua opinião sobre os cases nos comentários!

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Como criar experiências perfeitas? Inspire-se com a loja da Apple! 0 401

Vender é apenas o fim de uma jornada repleta de etapas. Para chegar lá, é necessário oferecer um ciclo de interações satisfatórias que vão compor o que chamamos de experiência de consumo. Quanto mais qualificada a sua, maiores as chances de gerar engajamento e relevância para sua marca, chegando até às vendas como resultado natural.

Para construir essa ideia completa de relação com o consumidor, é fundamental considerar alguns pontos essenciais, contemplados pelo conceito de Matriz de Experiência. Esses pilares capacitam marcas a envolver pessoas por meio de elementos diversos que vão criar a melhor percepção possível sobre a empresa.

Mas como construir isso da maneira certa? Explicamos ao longo deste post, que tratará sobre experiência de consumo, o que é esse conceito e como aplicá-lo com a ajuda da matriz. Acompanhe!

Qual é o poder da experiência de consumo para as marcas?

Bom preço, produto de qualidade e valor agregado. Esses são, certamente, os valores que mais saltavam aos olhos de um consumidor na hora de escolher uma empresa ao longo dos últimos anos. Ainda que sejam detalhes essenciais, não ocupam mais as primeiras posições na lista de prioridades do público.

Talvez para uma parcela dos consumidores ainda seja fundamental um produto ter o preço baixo, mas certamente, essa característica divide importância com outras. Afinal, do que adianta comprar um item que custa pouco, mas ser mal atendido na loja da marca? São questões inegociáveis para quem é cliente e deseja ter uma boa relação com marcas.

Esses detalhes que vão além das questões mais básicas são itens inegociáveis na hora de compor uma experiência de consumo perfeita. Nesse sentido, fica claro que as marcas precisam pensar em todas as etapas, desde as ações de marketing que vão atrair pessoas até o pós-venda.

A experiência de consumo ideal é aquela que gera no consumidor o sentimento de que tudo funciona muito bem, que a marca é atrativa e de que algo o faz querer comprar. Pode ser que essa pessoa nem mesmo saiba o que gera nela o desejo de consumo, mas no seu subconsciente há a certeza de que aquela marca é a escolha certa.

O que gera essa sensação nada mais é do que a experiência de consumo. Quando feito da maneira certa, esse conjunto de técnicas envolve mais facilmente, engaja o consumidor, gera vendas e fideliza.

O que é a matriz de experiência?

Para que haja esse envolvimento completo do cliente e que essa pessoa se sinta pronta não só para consumir, mas também para comprar de maneira fiel e recorrente, é necessário investir em alguns pilares. Essas bases conceituais, quando são aplicadas em conjunto, resultam na matriz de experiência.

O conceito alia quatro estruturas fundamentais que devem ser colocadas em prática ao pensar em experiência de consumo:

  • Entretenimento;
  • Educação;
  • Estética;
  • Escapismo.

A proposta é que, na execução da estratégia de experiência, esses pilares possam convergir, mas não necessariamente de maneira simultânea. O desequilíbrio, pensado para conduzir o consumidor da maneira mais adequada em cada etapa da jornada do cliente, é o que vai entregar exatamente o que cada pessoa espera.

Esse conceito pode ser melhor compreendido por meio da representação gráfica dessa matriz:

Como você pode ver, as etapas de entretenimento e de educação são voltadas para a absorção da ideia de produtos, conceito dos serviços e como o que é vendido soluciona problemas. Já os pilares de estética e escapismo são projetados para imersão do consumidor na ideia de marca, algo constantemente feito em espaços físicos de varejo.

Como funcionam os pilares da matriz de experiência?

Cada um desses pilares têm uma função bastante específica na hora de envolver o consumidor dentro da experiência de consumo. Entenda melhor esses papéis e como são concretizados em ações e ideias.

Entretenimento

O entretenimento consiste em captar a atenção do consumidor que está no varejo e fazer com que essa pessoa consiga ser imersa na ideia de marca e produto de maneira lúdica. A interação é também muito importante para gerar um momento mais leve e que vai permitir que o consumidor consiga ter a percepção pretendida sobre a marca

Educação

Todo consumidor precisa ser educado para que possa conhecer mais sobre o produto que a marca oferece. Nos espaços de varejo, educar pode ser feito das mais diferentes formas. Isso vai desde painéis interativos em que o cliente aprende de maneira autônoma até a o atendimento tradicional feito por um vendedor bem preparado

Estética

Uma boa identidade visual, uma decoração sofisticada e um ambiente que tem uma estética alinhada à identidade de marca criam uma percepção aprofundada sobre a empresa. É fundamental que as lojas sejam preparadas para gerar essa imersão.

Escapismo

A ideia de escapismo no varejo consiste na capacidade de ambientes em gerarem um deslocamento da realidade. Na prática, são locais que proporcionam uma imersão mais qualificada, ou até mesmo que sejam únicos e inovadores. Esses locais são marcantes e despertam a percepção de modernismo e sofisticação no consumidor.

O que a Apple pode nos ensinar sobre experiência de consumo?

Um dos maiores cases de sucesso do mundo, sem dúvidas, é a Apple, com suas flagships, as lojas conceitos. Espalhadas pelo mundo todo, uma delas é considerada a grande referência da marca, a da Quinta Avenida, em Nova York. Por lá, os quatro pilares da matriz de experiência podem ser não só observados, como vivenciados.

Começando pelo entretenimento, na programação da loja está a atividade Today at Apple, um fórum diário e gratuito que traz debates, apresentações e palestras sobre variados temas dos mais diversos universos.

Imagem: Apple

No pilar educação, a loja da Quinta Avenida se destaca pelo seu staff altamente capacitado, extenso e plural, com pessoas de mais de 30 idiomas distintos. Há ainda dois tipos de equipes de especialistas para ajudar sobre produtos, funcionalidades e gadgets da empresa: Geniuses e Creative Pros.

Imagem: Apple

A estética aplicada na loja traz muito da ideia de design da Apple: simples, funcional e bonito. Isso se reflete em um espaço amplo, totalmente sofisticado e com diversos ambientes com a cara da marca.

Imagem: Apple

Por fim, a ideia de escapismo é aplicada com um dos maiores atrativos da unidade Apple da Quinta Avenida: o cubo luminoso. A construção inovadora pode ser visitada pelos clientes da loja e explorada em uma experiência de imersão total que foi reformado completamente em 2019.

Imagem: Apple

Com uma compreensão perfeita da matriz de experiência, a Apple da Quinta Avenida mostra como é possível convergir os pilares com perfeição.

Criar experiências perfeitas é um desafio para lojas que querem ter muito mais do que um bom produto. Fidelizar e ser referência precisa ser um objetivo de quem deseja liderar o mercado. Para isso, contemplar os pilares da matriz, assim como a Apple faz, é fundamental.

A Alice Wonders pode ajudar a sua marca a proporcionar experiências perfeitas para seu consumidor com Tecnologia, Inovação e Dados. Conheça nossos cases, inspire-se e saiba mais!

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Metaverso: o que é e como ele impacta o futuro do varejo? 0 268

Novas tecnologias e possibilidades do universo digital surgem em tamanho volume que deixam muitos de nós confusos. Um dos principais entre os últimos tópicos da categoria se chama Metaverso. O que para muitas pessoas é algo difícil de tangibilizar, para outras, especialmente empresas, é uma oportunidade incrível de vender produtos e serviços.

Não há, atualmente, ambiente digital em que não seja possível posicionar uma empresa estrategicamente, nem que seja para gerar consciência de marca e criar relacionamento com o público. Com o metaverso, é possível fazer isso e também vender produtos. Tudo depende de como o negócio consegue explorar as possibilidades oferecidas.

Conhecer mais sobre o metaverso, o que de fato é e quais tecnologias sustentam esse espectro é fundamental. Esses e outros pontos você conhece ao longo deste post. Acompanhe!

O que é o metaverso?

Metaverso é um conceito tecnológico que trata sobre uma realidade paralela que acontece totalmente em ambiente digital. Nesse universo não concreto, mas acessível por meios como a internet e games, é possível se conectar e se fazer presente como pessoa, empresa, marca e até mesmo como personagem.

A ideia de metaverso não é exatamente algo novo. Universos paralelos sempre existiram em games, nos quais sempre foi possível a imersão e a interação enquanto jogador, por meio de um personagem, por exemplo. Essa concepção também esteve presente em filmes de ficção científica por diversas vezes na história do cinema.

A grande diferença é que, atualmente, temos cada vez mais possibilidades de estarmos dentro desses universos paralelos, isso graças à transformação digital. Essa facilidade de conexão, aliada ao desenvolvimento de ambientes de maneira avançada, fez com que oportunidades de mercado pudessem ser detectadas.

Enquanto para alguns o metaverso segue sendo apenas um ambiente de lazer e diversão, para muitas empresas é uma oportunidade de posicionamento e lucro. Talvez esse tenha sido o fator principal para impulsionar essa tendência e torná-la algo ainda mais relevante.

As tecnologias

Como um grande universo digital paralelo, o metaverso só é possibilitado graças às tecnologias que o fazem existir e também às que permitem que nós, usuários, possamos interagir e imergir nesses ambientes.

Entre essas tecnologias pilares para os universos digitais estão:

  • realidade aumentada;
  • realidade mixada;
  • blockchain;
  • reconhecimento facial;
  • inteligência artificial;
  • NFT;
  • smart contracts;
  • criptoativos.

Como o metaverso aparece no cotidiano?

Um dos pontos que mais merecem destaque quando tratamos sobre metaverso é a convergência entre vida real e universo digital. Hoje, muito do que somos em nossas vidas pode ser replicado, com as devidas limitações, em ambientes paralelos e remotos. E é assim que o metaverso tem estado mais presente no cotidiano da sociedade.

Na pesquisa Into the Metaverse, desenvolvida pela Wunderman Thompson, alguns dados chamam atenção e mostram como estamos cada vez mais dependentes da tecnologia como recurso para realizarmos tarefas e atividades. Por exemplo, o estudo apontou que 93% das pessoas entrevistadas afirmam que a tecnologia é essencial ao nosso futuro.

Diante disso, você consegue ver seu cotidiano acontecendo naturalmente sem ajuda da tecnologia? De acordo com a pesquisa, 76% das pessoas enxergam recursos e ferramentas como essenciais para o dia a dia.

Sabendo dessa relação que a sociedade tem com a tecnologia, as empresas já têm introduzido o metaverso na vida das pessoas de maneira natural. Bons exemplos são:

  • ações de marketing feitas para games (por exemplo, grandes marcas de material esportivo têm presença forte em jogos de futebol, como o Fifa, mais famoso entre eles);
  • NFTs (muitas marcas já têm comercializado artigos colecionáveis em formato de NFT);
  • criptomoedas já são aceitas por uma série de e-commerces;
  • empresas têm criado salas de reuniões e espaços virtuais para que funcionários possam criar seus avatares e interagirem nesses ambientes, aproximando pessoas mesmo em modelos de trabalho remotos;
  • o uso de óculos de realidade virtual para proporcionar experiências multissensoriais na hora de apresentar projetos de imóveis, test-drive de carros, entre outras possibilidades.

Marcas não têm investido nessa maior ocupação do digital, incluindo o metaverso, à toa. A pesquisa da Wunderman Thompson apontou também que 81% das pessoas ouvidas acreditam que a presença nesses ambientes é tão importante quanto em espaços físicos, como lojas.

Quais são os possíveis produtos desse universo?

O metaverso como possibilidade estratégica para marcas ainda é algo em expansão. As marcas ainda vão testar possibilidades, lançar produtos que vão dar certo e também vão errar em algumas oportunidades. Portanto, ainda há muito a ser explorado ao longo dos próximos anos.

Hoje, já há alguns produtos e oportunidades de negócio que ganharam mais atenção e trouxeram respostas rápidas para as empresas. Falamos mais sobre os principais na sequência.

Propriedade de itens digitais (digital ownership)

Ser proprietário de algo único, colecionável e transferível apenas em relações comerciais é algo que tem dado muito certo quando falamos de metaverso. Essa ideia de valor deu origem a produtos como criptomoedas, NFTs e acessórios e skins (muitas vezes de grifes famosas) para serem usados em games e em ambientes de metaverso.

Lazer e bem-estar (connected wellbeing)

A medicina também já utiliza o metaverso como ferramenta de tratamentos terapêuticos. Com ajuda de jogos orientados para essa finalidade, a categoria connected wellbeing propõe atividades para pessoas que tratam stress, problemas com o sono e questões gerais de saúde mental.

Relações e interações digitais (digital relationship)

As relações digitais vêm já há bastante tempo por meio das redes sociais e, principalmente, pelos games. São recursos que trazem interação e aproximação entre pessoas.

Meta Business

Esta é uma categoria mais abrangente que trata de atividades de marcas que trabalham para capitalizar ações dentro do metaverso. A ideia é criar itens e experiências que gerem brand awareness e consumo concreto. Isso acontece por meio de possibilidades como:

  • anúncios em jogos;
  • experiências de realidade aumentada no varejo;
  • venda de produtos digitais.

O metaverso está muito mais presente em nossa realidade do que podemos imaginar. A tendência é que, gradativamente, suas possibilidades e recursos sejam ainda mais acessíveis e pertinentes ao dia a dia de grande parte dos usuários do digital. Por enquanto, conhecer mais sobre as possíveis ações, sobretudo para as marcas, é essencial para sair na frente dos concorrentes.

Curtiu saber mais sobre o assunto? Aproveite e saiba como você pode inovar na hora de fazer ações digitais de ativação de marca!

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